Você sabe a diferença entre Mindfulness e Meditação? Será que são a mesma coisa?
Com o avanço da tecnologia, e maior acessibilidade, hoje o acesso a informação é muito maior do que alguns anos antes. Com isso é muito comum sofrer pelo excesso de informação, a cabeça cheia e não saber como parar e levar clareza ao que realmente importa é muito comum.
Com este excesso, virou algo normal sofrer de stress e ansiedade. Estima-se que uma semana do New York Times possui a quantidade de informações que uma pessoa no século passado teria contato a vida inteira, de acordo com o jornalista David Shenk em seu livro Data Smog. Não deu tempo de evoluir biologicamente para assimilar todas estas exposições. Você já teve este sentimento de não saber onde focar?
O escritor Yuval Harari cita, em seu livro 21 lições para o século XXI, uma frase que ilustra muito bem o momento “Em um mundo inundado por informações irrelevantes, clareza é poder.” Levando em consideração este contexto, são necessárias ferramentas para lidar com desafios da vida moderna, é onde Mindfulness e Meditação entram. E qual é a diferença entre elas?
Anteriormente, quando definimos o termo Mindfulness, clique aqui para ler, falamos sobre a habilidade de manter a concentração, atenção e foco em cada momento, sobre estar presente e consciente em tudo que faz. Ou seja, um treinamento para obter uma mudança de comportamento sustentável.
Já a meditação, vai além de Mindfulness, é quando sustenta a concentração por tanto tempo que verdadeiramente silencia sua mente, obtendo insights frequentes na vida. É quando tem clareza das emoções, pensamentos e comportamentos.
O treinamento de Mindfulness e Meditação é o mesmo, mas o resultado é diferente. O mindfulness seria o caminho, a atenção, a concentração. Já a meditação é quando a mente é silenciada e não há mais nada naquele momento que incomode.
Existem formas de treinamento e exercícios simples para fazer todos os dias, aguarde alguns deles aqui nas próximas semanas ou entre em contato conosco.