Você sente que o tempo passa depressa? E acha que os anos têm passado cada vez mais rápido? Que você faz, faz, faz, mas ainda não supriu o que precisava suprir?
Esta sensação do tempo voar é um indicativo de falta de atenção e presença a cada momento de sua vida e um sinal de que talvez você não esteja vivendo sua vida ao da maneira que poderia estar vivendo ou explorando seu máximo potencial.
Sabe aquele sentimento de estar fazendo várias coisas ao mesmo tempo? Não? Nunca comeu assistindo TV ou checando o celular? Executar ações simultâneas dá a sensação de ganhar tempo, quando na verdade nenhuma das ações recebe a devida atenção. O resultado: mais tempo e energia gasta e menos foco.
Pode parecer uma coisa simples, mas estas pequenas ações geram muito stress, dificuldade de relaxar, ansiedade, esgotamento, cansaço, dificuldade ao aprender, entre inúmeros outros problemas da sociedade moderna.
Mindfulness é manter a concentração, atenção e foco em cada momento, é estar presente e consciente em tudo que faz. Pode-se traduzir literalmente para “atenção plena”. É o ato de não estar disperso, pensando em outras coisas ao executar uma ação.
Mindfulness é uma habilidade que pode ser aprendida, mas é necessário treinamento para obter uma mudança de comportamento sustentável aumentando a consciência dos pensamentos, sentimentos, hábitos e ações. De acordo com a neurocientista Renata Coura, de Paris, cerca de 96% a 98% das nossas ações cotidianas são feitas de forma automática. Isso significa que somente 4% a 2% das ações são conscientes. Para quebrar este padrão é preciso dar estímulos diferentes ao cérebro e exercitá-lo assim como fazemos com o corpo.
Existem alguns exercícios simples para começar, como exercícios respiratórios, descontração e meditação. Nenhum deles tem como objetivo a terapia e a resolução dos problemas vem como uma consequência da prática constante. O propósito do Mindfulness é aumentar a clareza mental, não deixando que as emoções influenciam na percepção de realidade, trazendo mais consciência e fazendo melhores escolhas no dia a dia, melhorando hábitos, desempenho profissional e gerando bem-estar. Ao repensar escolhas e definir seus limites é possível sentir-se no seu melhor e performar no máximo potencial todos os dias.
Texto com influência do livro “Mindfulness e Meditação” do Professor DeRose.
Caso queira uma versão gratuita do livro entre em contato conosco.